top of page

Conhecendo mais sobre a Educação  Infantil

edu.png

Educação Infantil

As Unidades de Educação Infantil que recebem bebês e crianças pequenas  constituem-se em locais coletivos privilegiados para a vivência das infâncias. O termo “privilegiados”, é utilizado por serem espaços pensados com e para todos os bebês e crianças . Nesses espaços o lúdico, a imaginação, as brincadeiras, os jogos, as conversas, as músicas, as histórias ganham destaque e fazem parte  da nossa rotina. Os documentos nacionais que normatizam a proposta educacional, como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e a Base Nacional Comum Curricular ( BNCC), em diálogo com o Currículo da Cidade- Educação Infantil (SME- SP) dizem claramente que o CEI deve ter como eixo as INTERAÇÕES e as BRINCADEIRAS. Em nossa escola levamos isso a sério! 

 
 
Bebês  
 
Bebê é uma denominação usada para a primeira fase da vida que abrange o período de 0 a 18 meses ( um ano e meio) . Os bebês estão, em seus primeiros anos de vida, muito interessados em conhecer as pessoas ao seu redor e a se comunicar com elas. A fala e o movimento são grandes desafios. Nesse momento, eles realizam muitas explorações corporais para conhecer o próprio corpo e o de seu cuidador, seja por meio dos toques, do carinho, do olhar e das brincadeiras. Brincar de canções que tenham movimento do corpo como, por exemplo, “serra, serra, serrador”, bater palmas, dançar, girar as mãos é sempre muito gostoso e divertido para os bebês. É uma  fase muito importante e eles gostam de explorar novas situações, pois sua curiosidade é aguçada. Eles adoram ouvir músicas e dançar e as melodias infantis e as histórias ampliam seu vocábulário.

Crianças de 2 a 3 anos 

​Esta fase de 2 a 3 anos tudo leva a imaginação, ao faz de conta, ao mundo da fantasia. As crianças  nesta idade continuam gostando dos brinquedos e brincadeiras que já conhecem, mas é hora de ampliar suas experiências, assim,  o brincar e as atividades a serem propostas precisam de novos desafios. Agora, possuem mais independência de movimentos, de fala, de gostos e sempre precisamos lembrar que uma criança é diferente da outra. Vamos brincando, jogando, fazendo e descobrindo seus interesses, ampliando seus conhecimentos e seu repertório. Não esqueça que em todas as fases, uma história está cheia de fantasias e a criança ama  ouvi-las  e agora com 2 e meio, gostam de recontar.

© 2020 por CEI Vila Praia

bottom of page